REDE DE INTRIGAS …………………………………………………………………………

Minha agenda de telefones doméstica fica ao lado do aparelho fixo, na sala do meu apartamento. Procurava o número do telefone de um advogado colega meu. Não o tinha em nenhum objeto de desejo das chamadas maravilhas modernas: nem no celular, e-mail ou agenda eletrônica. Assim, comecei procurar na velha e surrada agenda de papel.

 

– … deixe-me ver … Silva Pereira de Alencastro… não está em Silva… vamos ver Pereira … também não … só pode ser  Alencastro … também não …devo ter anotado o nome e não o  sobrenome …
De repente, entra em cena Matilda, minha querida secretária do lar.
– Seo Mathias, o telefone do dr. Lancaster é o mesmo da Ritinha … procura aí na agenda Rita Eduarda … achou?… pois é seo Mathias… pode ligar que é o telefone do dr. Lancaster…
O amável e atento leitor certamente já está curioso. E mais curioso fiquei eu. Chamei-a. Nem precisei falar muito. A danada é mais esperta que gato de rua.
– Bem seo Mathias, é o seguinte. De vez em quando, muito de vez em quando, eu ligo pra Ritinha… é… ela mesma… a Ritinha que trabalha no apartamento do dr. Lancaster … eu sei … eu sei … o nome dele é Alencastro, mas ele diz que seus antepassados eram lordes ingleses de Lancastershire … ele até mandou fazer ( ele diz recuperar) um brasão da família … e não pagou … o pobre do desenhista fez um brasão tão bonito, mas tão bonito, e não recebeu nada … o dr. disse que tava feio, não pagou, mas depois ficou usando o tal brasão… mandou bordar nas camisas, paletós e até em outras roupas que eu não vou falar porque eu sou muito religiosa… e  o pior é  que ele usa camisa toda brasonada e nem toma banho… pode seo Mathias… usar uma camisa toda cheirosa, passadinha com capricho, com brasão de lorde inglês, sem sequer um fiapinho de linha caindo pelas beiradas, e não tomar banho pra vestí-la … é seo Mathias … deve ser por isso que a mulher largou dele … homem sem banho é difícil … a pobre mulher devia sofrer  muito … e continua sofrendo seo Mathias … pois o dr. todo brasonado não tá pagando nem a pensão dos filhos … tá pra ser prêso por falta de pagamento de pensão alimentícia… outro dia mandou a Ritinha dizer que ele não estava … era o síndico do prédio tentando cobrar as contas do condomínio em atraso … sete meses seo Mathias … ele até deixou de fumar … diz ele que é pra economizar pulmão … eu acho que  é pra economizar é dinheiro mesmo … e o salário da Ritinha … sempre atrasado … ela recebeu o décimo-terceiro em abril … a coitadinha …e trata tão bem o dr. Lancaster brasonado … faz a comida dele toda sem sal … sabe … o homem tá com pressão alta … pudera … com aquela penca de credores  ligando o dia todo … o brasonado não atende  nem mais o telefone, que aliás tá com a conta atrasada também… além, é claro, das dívidas do golfe … que ele convida os amigos pra jogar, pede dinheiro grosso  emprestado durante o jogo, e depois não paga ninguém…
– Pára,  Matilda ! Pára ! Explica direitinho, e bem direitinho, e agora, como você sabe de tudo isso. Eu conheço o Alencastro há anos e sei pouco dele e você, aqui, o dia inteiro no apartamento, tem a folha corrida inteira da fera? Explica.
– Bem, seo Mathias é o seguinte. Quem começou falando do dr. Lancaster  foi a Cleide, a dona da padaria ali da esquina, aquela que tem um BMW. Vender pão dá dinheiro seo Mathias. E  a Cleide sabia  da vida do dr. Lancaster porque a Ritinha ia comprar pão e falava do salário atrasado. A Marlene, que é filha do síndico do prédio onde mora o dr. brasonado também ia comprar pão e falava que o pai dela já tinha perdido a paciência  e muito fio de cabelo cobrando o tal do condomínio atrasado. E o Zé Pereira, dono da loja de calçados, que ia lanchar na padaria, também falava que o brasonado compra sapato do tal cromo alemão e pagar, que é bom, nada.
Quando Matilda parou para respirar, eu ataquei.
– Já entendi, Matilda. Você faz parte da rede de fofocas aqui do bairro. E o centro nervoso balístico certamente é a padaria da dona Cleide, aquela santa.
– Bem , é  o seguinte seo Mathias. O senhor não entendeu seo Mathias. Não é rede de fofocas, é rede social, do mesmo jeito que é o tal do Orkut, do Facebook e até daquele outro que serve para pedir emprego. A diferença é que nós aqui falamos frente a frente, nós falamos olhos nos olhos enquanto que lá é tudo digitado…eu não entendo porque aqui é  fofoca e lá é rede social?
– Matilda, continuo pensando que a sua é rede de fofocas…
– Não é não seo Mathias. Nós não fofocamos, nós compartilhamos informações…
O sofisma semântico de Matilda deixou-me perplexo e sem resposta. Seria o Orkut uma rede de fofocas digital?
– Mas a sua rede é de fofocas…
– Não é, não, seo Mathias. Nós não fofocamos. Nós compartilhamos informações…
– … compartilhamos informações… não acredito nos meus ouvidos, Matilda… a coisa mudou de nome …
– Sim, seo Mathias, nós compartilhamos informações; quer ver só: é público e notório que a ex-mulher do dr. Lancaster largou-o, pois o processo judicial é público (embora o teor corra em segredo de justiça) como é praxe nestes casos (pensei comigo: Matilda 1 X  0 Mathias); é público e notório que aquele doutor não paga pensão alimentícia, pois o oficial de justiça deixou a intimação com a vizinha, vez que  a fera não abria a porta (pensei de novo: Matilda 2 x 0 Mathias); todos sabem que ele não paga o condomínio, pois as atas de reunião estão afixadas no quadro-de-avisos para quem quiser ler (Matilda 3 X 0 Mathias); todos os narizes sabem que ele não toma banho, tal o bodum-catinga-sovaqueira que fica no elevador depois que ele sai (Matilda 4 X 0 Mathias); todo dia chega, pelo correio, carta de cobrança, e só pelo nome se sabe de onde vem: Agência de Cobrança Vai na Marra Ltda, Cobranças Não Te Largo Nem Esqueço Ltda, Cobranças Paga Logo ou Eu Espalho Ltda (Matilda 7  X  0 Mathias); …
Novamente, ela parou para tomar fôlego. Aproveitei a deixa e ataquei (já com menos convicção).
– Mas Matilda, quando você junta todos estes fatos sobre a vida de alguém, sem que exista um objetivo, vira fofoca e …
– … não é, não, seo Mathias. Esta consolidação dos fatos faz parte da tal tecnologia da informação, e isso para a defesa dos nossos interesses coletivos…
O amável e atento leitor já notou que Matilda é mais lisa que sabonete. Sabe dar nomes aos bois e, também, mudar os nomes dos bois.
Ataquei novamente, com a convicção mais abalada ainda; mas como sou descendente de japoneses, não desisto nunca.
– Matilda, explica em letra de forma onde está a defesa dos interesses coletivos.
– Bem seo Mathias, é o seguinte. Imagina que o dr. Lancaster brasonado despede a Ritinha, sem acertar as contas, e contrata outra. Assim que ela começar a trabalhar nós vamos alertá-la: cuidado, menina, o homem dá calote! (De novo: Matilda 8 x 0 Mathias).
– Que mais, Matilda?
– Bem seo Mathias, é o seguinte. Imagina agora que o dr., já que tá largado pela mulher, resolvesse dar o golpe na Cleide da padaria. Imagina só. Comendo pãozinho de graça e ainda por cima andando de BMW pelo bairro (agora está 9 X 0).
Matilda parou de falar no exato momento que o telefone tocou. Atendi. Ela correu para a cozinha, preocupada com o assado que já dava sinais de estar queimando.
Quando ela retornou à sala, encontrou-me quase desmaiado no sofá.
– Seo Mathias, que aconteceu, homem bendito? O senhor está mais branco que farinha de trigo argentina!
– Era o Alencastro no telefone. Convidou-me para jogar golfe, no sábado…
– Seo Mathias! O senhor quer entrar para a minha rede social? (Matilda 10 x 0 Mathias).

Fim de jogo.

mathias@mn11.com.br
HTTP://www.twitter.com/grupomn11
http://www.mn11.com.br

http://www.twitter.com/mathiasnaganuma

Twitter Pessoal: @MathiasNaganuma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima