ARTE DIGITAL EM GICLÉE …………………………………………………………………………

Em um breve relato, digo que nos conhecemos na quadras de tênis em São Paulo e dessa amizade nos finais de semana resultou em um grupo de empresas. Ambos com formações acadêmicas distintas, mas com interesses em comum. Diferenças de idade à parte, uma sociedade só progride quando há uma identidade e uma coexistência saudável entre os sócios, não é mesmo? Esse pré-requisito nós vencemos com um grande saldo positivo sobre os demais. No entanto, com a convivência diária temos a grata satisfação de descobrir novas virtudes nas pessoas. Acredito no ditado de que não só de defeitos vive o homem. E, por essa razão, procuro sempre o melhor em cada indivíduo.


Com o Alex não foi diferente. Obviamente não iria escolher como sócio uma pessoa que não possuísse as qualidades mínimas intelectuais e culturais para assinar ao meu lado. De igual modo, imagino que ele também não teria concordado em me ter como sócio se eu fosse um ser desprovido do mínimo de inteligência.

Contudo, a cada dia que passa, a cada mês que nossa empresa evolui, tenho mais admiração pelo Alex, pelo ser humano que é, pela amizade, pelas palavras amigas e pelas “broncas” que recebo quando sofro de alucinações consumistas.

Mas, nesse domingo, venho falar um pouco do novo projeto que a NK7 está mergulhada com muita satisfação e prazer. Falarei sobre Arte Digital em Giclée.

Para que vocês possam compreender um pouco melhor, na NK7 sou responsável pela área comercial, jurídica e administrativa. Já o Alex, está incumbido de dirigir toda a parte operacional e de criação de arte da empresa. Por essa razão, não é de hoje que temos trabalhado na idéia do lançamento de mais uma ramificação de nosso grupo empresarial, com a NK7 Arte Digital, que obviamente no que se refere à produção dessas obras, fica nas mãos do meu virtuosíssimo sócio.

A.KARAPTSIAS.
É essa assinatura que vocês irão encontrar brevemente nas galerias de arte do país. O Alex, como grande artista que é, e com seu talento nato, retomou recentemente suas criações de obras de Arte Digital em Giclée.

Conceitualmente falando, Arte Digital nada mais é do que uma criação desenvolvida inteiramente no computador, utilizando-se de processos virtuais e digitais. De modo sucinto, diria que é a produção de um quadro na tela do computador, usando programas específicos para edição de imagem que simulam a pintura manual sobre tela ao contrário das obras tradicionais que são produzidas com tinta a óleo, tinta acrílica, aquarela entre outros.

Quando tratamos de Arte Digital em Giclée, estamos falando da criação artística de uma obra de arte por meio digital impressa em diferentes materiais como Tela, papel Arches, Canvas, utilizando uma impressora à jato de tinta de altíssima resolução e com aproximadamente 15 variações de cores que se combinam para alcançarem o mais próximo a realidade. Apenas como base comparativa, uma impressora à jato de tinta de uso doméstico possui uma variação de 4 a no máximo 6 cores a serem combinadas entre si.

A técnica do Giglée é relativamente recente, tendo sido utilizada pela primeira vez em 1991 pelo artista americano Jack Duganne, muito embora a origem da palavra seja francesa, que significa vaporizar, espirrar, jorrar.

Sendo assim, os quadros produzidos pelo Alex são Artes Digitais utilizando a técnica do Giclée sendo impressa em uma lona chamada Canvas, que é um tecido liso extremamente resistente. Essas obras depois de criadas pelo artista e impressas no Canvas em equipamentos de altíssima resolução que vaporiza milhões de jatos de tinta onde se obtêm praticamente 99,9% das cores e resolução da obra original, aguarda-se cerca de 2 horas para que estejam secas por completo e depois recebem uma camada de verniz especialmente desenvolvida e fabricada para esse tipo de técnica.

Depois de pronta e emoldurada a obra, um Giclée tem uma durabilidade de aproximadamente 200 anos, sem perda de qualidade, e, por esse fato, é a única técnica aceita pelos grandes museus do mundo que a equiparam como um original de óleo sobre tela.

Na verdade, no caso das obras produzidas genialmente pelo Alex na NK7 Arte Digital, em razão de serem criadas desde o início digitalmente, todos os Giclées são verdadeiros originais, acompanhando a assinatura à mão do artista, certificado de autenticidade e número de série.

Aguardem e confiram!!! Ainda no primeiro semestre desse ano a primeira “gran vernissage” do artista A.Karaptsias que acontecerá em Rio Branco em homenagem aos nossos clientes e amigos do Estado. Será a primeira vez que esse grande gênio da Arte Digital fará uma exposição pública de suas novas obras que tiveram como inspiração a inesgotável cultura e beleza do Acre.

LOUNGE NK7

Como tratamos nessa coluna de Arte Digital em Giclée do artista A.Karaptsias, não poderíamos deixar de comentar a grande alegria que tivemos quando fomos escolhidos pelo Restaurante Japonês Shirakawa de Melany Takashima para criarmos o seu novo cardápio.

No ensejo da grande fase criativa e produtiva de Karaptsias na produção de suas obras que homenageiam o Estado do Acre, aproveitamos a deixa para elaborarmos algo inédito no mundo gastronômico mundial que são os cardápios do Shirakawa com pequenas telas em giclée em suas capas, todos com temas relacionados à cultura japonesa.

No próximo mês visitem o Shirakawa, vejam os 7 temas exclusivos desenvolvidos para o restaurante por A.Karaptsias todos numerados e assinados com tiragem única para o restaurante japonês. Ah!!! Não se esqueçam, é claro, de saborear os novos pratos do Shirakawa, apreciar a beleza dos cardápios e do ambiente aconchegante com uma trilha sonora especialmente escolhida para o local.

Shirakawa. Explore seus sentidos no pedacinho do Japão aí bem perto de você!!!

Um ótimo domingo e um excelente início de semana!!!

mathias@mn11.com.br
HTTP://www.twitter.com/grupomn11
http://www.mn11.com.br

http://www.twitter.com/mathiasnaganuma

Twitter Pessoal: @MathiasNaganuma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima