Introdução – Nos dias de hoje quando um cliente procura a NK7 buscando uma consultoria em Marketing, nos questionando acerca da melhor estratégia para distribuição de sua verba para publicidade, na maioria dos casos, as primeiras perguntas que faço são as seguintes:
1)A sua empresa já possui um Web Site?
2)Se já possui um Web Site, quanto você investe em publicidade digital?
3)Já realizaram algum trabalho de otimização do site para melhor rankeamento no Google?
Evidentemente, guardadas as devidas exceções, ou seja, alguns ramos de atividade onde se faz necessário a utilização exclusiva da publicidade clássica nos meios de comunicação tradicionais como TV, rádio e jornais, como é o caso, por exemplo, de grandes redes varejistas e atacadistas, onde tudo acontece muito rápido e dinamicamente no que se refere à alteração de campanhas promocionais, preços de produtos, e o cliente ainda sente a necessidade de ir até o estabelecimento para escolher e efetuar a compra do objeto de consumo, nesses casos, realmente não recomendamos grandes investimentos em publicidade digital.
Por enquanto, quando falamos de Brasil, com absoluta certeza você não iria comprar um pé de alface pela internet, nem iria escolher o novo piso de porcelanato da sua casa pelo site ou sair procurando no Google, não é mesmo?
Contudo, em se tratando da maioria das atividades comerciais, seja com relação à venda de produtos ou prestação de serviços, posso afirmar com propriedade que não há nada mais eficaz do que destinar uma generosa fatia do orçamento para publicidade de seu empreendimento em marketing digital, especialmente quando se fala no maior e mais popular site de buscas do mundo que é o Google.
É de conhecimento notório que o nosso país ainda está muito aquém no que diz respeito ao acesso a internet pela maioria da população brasileira, em contrapartida, também é sabido que os brasileiros que estão conectados são os que mais horas passam por dia interligados na rede mundial de computadores.
Por essa razão, a cada dia que passa, mais pessoas estão realizando compras pela internet e buscando informações sobre produtos e serviços pelo computador através de grandes mecanismos de busca deixando um pouco de lado os outros veículos de comunicação, uma vez que se tem muito mais agilidade, precisão e variedade de opções pela internet.
Focados nisso, que recomendamos mais e mais a publicidade na internet aliada com as propagandas na TV, rádio e jornal. Nos últimos meios de comunicação ora citados, é necessário aguardar um certo tempo de maturação da campanha publicitária para que se observe um retorno financeiro expressivo, é preciso intensificar a mensagem que se quer passar para criar a “necessidade” subjetiva de ter o produto que se quer trabalhar. Levando-se em consideração, por exemplo, uma publicidade em revista, restringe-se muito mais o público alcançado. Apenas os leitores daquela determinada revista passarão os olhos no seu anúncio, isso se ele estiver procurando por aquilo. Caso contrário, apenas estamos solidificando determinada marca no subconsciente do consumidor.
Agora, quando se fala de ferramentas de busca na internet, como, por exemplo o Google, não precisamos criar a necessidade de consumo, pois ela já existe. O internauta que faz uma busca já sabe o que está procurando, qual serviço deseja e que produto quer comprar, apenas está tentando localizar descrições ou o melhor preço. Sendo assim, 50% da venda nesses casos já está feita, o que precisamos, apenas, é fazer com que aquela pessoa que busca o seu serviço ou produto, consiga te encontrar o mais rapidamente no Google.
Para isso, realizamos um serviço que se chama SEO “Search Engine Optimization”, que nada mais é do que um trabalho conjunto de programação e otimização do web site do cliente com palavras-chaves (key-words) corretas e mais acessadas, expressões (meta-tags) de conteúdo de texto que facilitam a indexação do conteúdo do site pelos buscadores, ocasionando por conseqüência um grau de relevância maior de sua página virtual pelo Google, fazendo com que seu web site fique entre os primeiros quando se busca por determinada palavra chave. Essas são apenas algumas das otimizações que fazemos no site. Hoje, temos conhecimento de mais de 200 formas de melhorar o rankeamento de um site.
Além disso, como foi dito, importante é criar uma publicidade digital paga chamada de Link Patrocinado. Como estamos tratando do Google, o Link Patrocinado nesse caso, é uma breve descrição do seu serviço ou propaganda de seu produto, onde o dono da empresa paga por cada click obtido em seu anúncio. Para que vocês saibam, no Google, os Links Patrocinados são geralmente aqueles três primeiros resultados no topo da página que aparecem na cor bege, ou aqueles resultados que ficam separados dos demais na vertical do lado direito da página. Fique sabendo que alguém está pagando para aparecer lá, e que cada click naquele link gera um determinado custo para o anunciante. Fiquem certos que essas empresas investem em SEO.
Existem inúmeros estudos que comprovam que 95% das pessoas que buscam algo no Google não passam da primeira página, e 70% delas só acessam os 5 primeiros resultados. Nesse sentido, na maioria dos casos onde se pretende aumentar as vendas, não basta apenas ter uma página na Internet. É preciso também conseguir ser um dos primeiros do Google para que o mundo te encontre e te procure.
Caros leitores, ainda há muito o que se falar em como alcançar as primeiras posições no Google, por isso na coluna dessa semana apenas tentei introduzi-los nesse novo conceito de marketing digital. Nas semanas subseqüentes, continuarei falando mais em Google sempre dando dicas de como fazer para que com o tempo você alcance os primeiros lugares na maior ferramenta de busca da Internet.
LOUNGE NK7
Essa semana, nós da NK7 enviamos um fortíssimo abraço para os nossos amigos e clientes da Comvel Veículos localizada na Av. Ceará.
É sempre uma delícia comprar um carro novo não é verdade? Isso se torna ainda mais prazeroso, quando vamos a uma loja como a Comvel onde além da simpatia de toda equipe que trabalha lá, dos cafezinhos e dos bolinhos nos finais da tarde, ainda se encontra o melhor preço do mercado.
Comprar carro novo e ainda pagar barato, isso só passando na Comvel e falando com Marcelo e Devanir. A NK7 garante e assina embaixo o maravilhoso atendimento da loja e a melhor negociação de veículos do Brasil.
Eu e o Alex, por exemplo, em breve iremos trocar nossos carros, e, obviamente além da cotação que fizemos aqui em São Paulo consultamos nossos amigos na Comvel. A resposta já era certa, a Comvel em Rio Branco conseguiu um preço melhor do que a concessionária de veículos que fomos aqui perto da NK7 São Paulo. É impossível não comprar na Comvel!!! Na terça feira dessa semana chegarei em Rio Branco e no intervalo dos compromissos profissionais, passarei na Comvel para comprar o meu carro novo!!
Em breve, anunciaremos o novo site da Comvel Veículos que está em processo de finalização pela NK7.
Um ótimo domingo e um excelente início de semana à todos vocês!!
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