Caros leitores do O Rio Branco, imagino que devam estar se questionando de onde surgiu esse ser gordo e japonês que aparece na foto desse jornal e invade o seu domingo.
Bom, vou contar um pouco de mim, o que, para que e porque, honrosamente aceitei o convite de fazer parte através dessa coluna dos seus próximos domingos.
Meu nome é Mathias Naganuma, sou advogado de formação, pós-graduado em análise tributária e direito constitucional, paulistano e mais um indivíduo dentro desse imenso país chamado Brasil, assim como a maioria de vocês. No entanto, fiquem tranqüilos, pois não estou aqui para tratar de temas jurídicos ou correlatos que talvez pudessem entediá-los em pleno final de semana.
Atualmente sou sócio de uma agência de Web Design, Publicidade e Propaganda na cidade de São Paulo, e tenho orgulho de dizer que, breve, estaremos inaugurando a nossa filial em Rio Branco para proporcionar um atendimento ainda melhor aos clientes que confiaram suas empresas em nossas mãos.
Posso afirmar com propriedade que nos é muito gratificante trabalhar e sentir a calorosa receptividade do povo acreano. É por essa exclusiva razão que me aventuro a escrever algumas palavras a vocês semanalmente. É uma forma de retribuir de algum modo ao povo desse Estado maravilhoso e encantador que é o Acre.
Nesse espaço aos domingos, contarei também com a ajuda de alguns colaboradores de nossa agência que apresentarei a vocês nas próximas semanas.
Falaremos um pouco de inúmeros assuntos relacionados a web design, à publicidade e propaganda, sistemas web, experiências vividas com nossos clientes, traremos novidades do mundo tecnológico e digital, trataremos da relevância do marketing digital para prospectar, alavancar e atingir novos mercados e negócios.
Enfim, não pretendo neste “start up” da coluna restringir temas, mas apenas dizer que trarei alguns conceitos e me esforçarei em buscar sempre o novo, ousarei ainda a dizer que logo olharão o mundo digital sob um novo prisma. Direi que assistirão às propagandas na TV com um olhar mais clínico e crítico, que quando forem realizar uma pesquisa no Google, o farão de modo diferente, identificarão e entenderão a razão de diversos fatores objetivos e subjetivos que levam o internauta e potencial consumidor chegar ao seu web site, que saberão por que ter uma boa identidade visual e um web site bem integrado e casado com caso concreto faz toda a diferença para o seu empreendimento.
Pois bem.
NK7 – Naganuma e Karaptsias Atelier em Web Design Ltda. Isso mesmo. Esse é o nome completo da nossa agência. Um pouco complicado não é? Isso se deve ao fato da união de dois sócios, um descendente de japoneses e outro de gregos. O meu sócio Alexandro Karaptsias que apesar da descendência européia, no lugar de grego, fala espanhol, pois é nascido em Montevidéu.
Mesmo o Uruguai ficando bem longe do Acre, não consigo deixar de chamá-lo “carinhosamente” de “patrício” quando vamos fazer umas comprinhas em Cobija na Bolívia.
Brincadeiras à parte, preciso contar-lhes um pouco do que acontece nos célebres e tradicionais almoços nos domingos da família Naganuma quando estou em São Paulo na casa da minha tia Masuco, que a partir de agora irei chamá-la apenas de minha “tia do coração”, para explicar como surgiu a inspiração para esse artigo de estréia. Bom, como vocês podem imaginar, até pelas formas arredondadas do meu físico, esse almoço com minhas queridas tias e tios e meu amado pai também Matias (mas sem “h”) e minha cachorra Lucky (personagem indispensável nos eventos da família), é regado por uma abundância descomunal de diversos tipos de pratos, doces, café da tarde com direito até a pãezinhos de queijo, e para selar com elegância, é claro, ficamos sempre para o jantar, ou seja, domingo acordo meio dia para comer o dia todo e voltar ao meu apartamento para dormir. Talvez nem os bois confinados passam por um processo de engorda tão expressivo igual aos meus domingos.
Eu, meu pai e a Lucky, ficamos aproximadamente 10 horas na casa da minha tia do coração em quase todos os domingos que permaneço em São Paulo, sendo assim, vocês devem imaginar que como qualquer família dentro dos padrões médios da normalidade, é necessário ter muito assunto, polêmicas, discussões e fofocas para conseguirem se suportar por tanto tempo ininterruptamente toda semana não é verdade? Pois é. Mas excluindo uns raros finais de semana onde a família está completa e os ânimos de alguns se ascendem com mais fulgor e ferocidade, vivemos um domingo delicioso (tanto no tocante ao aspecto gastronomico como pelo convívio familiar).Desses almoços nos meus finais de semana que apresento à vocês o meu tio dinossauro. Ele é um ser não muito familiarizado, íntimo ou nunca ouviu falar de MacBook, Iphone, Ipad (não é o Ipod aquele tocador de música que ele presenteou o meu priminho no natal sem saber nem para que servia), blu-ray, mouse neural, não sabe a diferença entre TV de LED, Plasma, LCD, High Definition, redes sociais como Twitter, Facebook, MySpace, nunca acessou o Orkut, não explorou outros navegadores sem ser o Internet Explorer, como o Mozilla Firefox, Google Chrome, Ópera e inúmeros mais, que não imagina o que existe por traz da produção por exemplo de um vídeo onde se faz uso de ferramentas técnicas como chroma key, flash, HTML, CSS, CMS, cinema 3D, realidade aumentada, entre outros inúmeros recursos e efeitos visuais que podem ser utilizados para atrair mais a atenção dos internautas (iremos tratar de todos esses assuntos nas colunas subseqüentes) e, talvez, por não ser nem jurássico, mas sim da era Mesozóica provavelmente, crê no discurso clichê de que a humanidade pode viver perfeitamente sem celulares, notebooks e que todos os itens acima citados não exercem a menor diferença no seu dia-a-dia, pois já atravessamos milhares de anos sem essa avalanche de produtos tecnológicos e que esses lançamentos diários e desenfreados servem apenas para saciar o anseio exacerbado da sociedade capitalista que objetiva apenas criar , ampliar e multiplicar novas necessidades de consumo.Inspirado nesse meu tio di-nossauro, que redijo esse artigo com muita satisfação, pois é a oportunidade que tenho, através do jornal, de pelo menos ter a chance de introduzi-lo de maneira bem sintética e clara a todos esses conceitos, para que, a partir desse ponto, muito embora ele seja um dinossauro do mundo digital, espero que ao ler os próximos artigos, ele possa concordar ou não comigo e quem sabe, emitir uma opinião igual ou diversa da que já possui, mas pelo menos mais integrado a essa nova realidade que invadiu nossas vidas de modo tão agressivo e veloz.
LOUNGE NK7
Prezados leitores do Jornal O Rio Branco, nesse espaço, a minha agência NK7 apresentará a vocês nossa sala de estar virtual. Um lugar aconchegante, onde tomamos cafezinhos e batemos muito papo com objetivo de enriquecer a troca de informações, tirarmos suas dúvidas e trazermos a público, todas as inovações interessantes que estão acontecendo no mundo do web design, publicidade e propaganda de grandes empresas de Rio Branco.
Sintam-se a vontade para fazerem críticas, sugestões e perguntas relacionadas ao tema tratado nessa coluna semanal, pois tenham certeza que iremos divulgar as mais interessantes no nosso Lounge NK7.
Contamos com a interação de todos vocês!!!
Um abraço e uma ótima semana!!!
mathias@mn11.com.br
HTTP://www.twitter.com/grupomn11
http://www.mn11.com.br
http://www.twitter.com/mathiasnaganuma
Twitter Pessoal: @MathiasNaganuma