Retomando nosso tema sobre Marketing Digital, impossível seria não comentar acerca do lançamento oficial da Apple na última segunda-feira dia 07 de junho do iPhone 4, a nova geração do aparelho de celular que conquistou o mundo e será comercializado a partir do dia 24 de junho nos EUA.
Mas o que o Marketing Digital e um aparelho de celular poderiam ter em comum?
A resposta é simples. Com o avanço da telefonia móvel, a melhoria na velocidade de acesso à internet e a necessidade de grande parte da população de permanecer conectada em tempo real com, por exemplo, suas contas de email, arquivos particulares de seu trabalho, realização de transações bancárias, previsão do tempo, serviços de sistema de posicionamento global – GPS, navegação na internet, armazenamento de suas músicas, vídeos e fotos prediletos, observamos uma tendência mundial no retorno dos aparelhos celulares grandes, no entanto, dessa vez, com telas sensíveis ao toque (touch screen) e visores cada vez maiores para facilitar a navegação e suportar a quantidade de novos aplicativos que surgem diariamente proporcionando mais uma quebra de barreiras na informação, e, por conseguinte, permitindo que estejamos em qualquer lugar do mundo com uma síntese dos nossos computadores nas mãos.
Na atualidade não é novo o fato de que um aparelho de celular possua apenas a função de fazer e receber chamadas. Um celular hoje é um computador portátil.
Apenas apresentando dados estatísticos, a Internet se tornou o terceiro veículo de comunicação de maior alcance no Brasil, ficando atrás apenas para rádio e TV. Segundo pesquisas, 87% dos indivíduos que acessam a internet a utilizam para busca de informações e serviços online. Antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço, 90% dos consumidores escutam sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam apenas em opiniões que foram divulgadas na internet.
Conforme dados informados pelo IBOPE em dezembro de 2009, existiam 67,5 milhões de internautas no Brasil. No mês de setembro, eram 66,3 milhões, ou seja, em apenas três meses observou-se o nascimento de 1,2 milhões de novos brasileiros com mais de 16 anos na Internet. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões na Internet. Nas áreas urbanas 44% da população está conectada à Internet. Sendo 97% de acessos gerados por empresas e 23,8% acessos residenciais.
Genericamente falando, 27,5 milhões acessam regularmente a Internet de casa, número que sobe para 36,4 milhões se considerados também os acessos do trabalho (julho/2009). 38% das pessoas acessam a web diariamente, 10% de quatro a seis vezes por semana, 21% de duas a três vezes por semana, 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na Internet semanalmente.
(informações estatísticas extraídas do site http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php)
Em conformidade com os dados acima informados, os usuários que acessam a internet através de aparelhos celulares também crescem exponencialmente em razão da facilidade e agilidade que encontram em se conectar ao mundo de qualquer lugar e a qualquer hora.
Nesse sentido, esse é mais um grande motivo de julgarmos tão relevante o Marketing Digital e ousarmos afirmar que essa será a publicidade dominante em um futuro muito próximo. Imagine que o seu público alvo não precisa mais comprar determinada revista, ligar o televisor, o rádio no momento em passa a sua propaganda, não necessita transitar pela rua onde está disposto o seu outdoor e etc., basta pegar o aparelho celular, conectar-se a internet e te encontrar, independentemente do horário e do local onde se faz essa busca. Podemos estar na academia, dentro do ônibus, na sala de espera do consultório médio, no restaurante, dentro do carro, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, que conseguimos acessar a informação pretendida.
Sendo assim, atentem-se mais uma vez para o fato de que a internet já é o terceiro veículo de comunicação mais eficaz, e, agora com aparelhos celulares cada vez mais modernos e multifuncionais, se você não quer ficar para trás, não pode ficar por fora do Marketing Digital.
No dia 24 de junho, filas intermináveis se formarão nos EUA para adquirir o novo iPhone 4. Se você achou que seria impossível passarmos por essa vida e ter o prazer de um iPhone 2G, se ficou maravilhado com o iPhone 3G e depois se surpreendeu com o iPhone 3GS e sua conexão mais veloz, se preparem para o iPhone 4.
O novo aparelho da Apple agora está 24% mais fino que o modelo 3GS, ganhou inúmeros recursos e um novo visual, como por exemplo, uma câmera frontal para conversas em videoconferência, um revestimento de vidro tanto na frente como atrás, a já existente câmera traseira utilizada para fotos e vídeos ganhou um flash, sem contar a resolução que subiu de 3MP para 5MP. As gravações de vídeo agora são em alta resolução com 720 linhas progressivas capturadas em 30 quadros por segundo. O iPhone 4 ao contrário de seus antecessores, agora vem equipado com um novo display batizado de Retina Display com resolução de 326 pixels por polegada contra 163 pixels dos anteriores. O iPhone 4 não usará mais antena, mas a estrutura lateral de aço para receber sinais de celular. O telefone terá o mesmo chip Apple A4 utilizado no iPad que propiciará uma autonomia de bateria até 40% maior e segundo informações da Apple o novo modelo poderá ficar ligado por até 300 horas em modo stand-by.
No entanto, a grande novidade foi o lançamento do novo sistema operacional do iPhone o iOS4, que já havia sido apresentada em abril mas que trouxe como inovação a possibilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo, podendo inclusive criar pastas de aplicativos, além de acessar uma caixa de email unificada. O sistema será disponibilizado para download em 21 de junho, e poderá ser instalado em telefones iPhone 3G e 3GS.
O iPhone 4 chegará nas lojas dos EUA nas usuais cores preto e branco e em duas versões: a de 16 GB de memória por US$199,00 e na versão com 32 GB a US$299,00 para clientes pós-pagos da operadora AT&T.
Para aqueles apaixonados por tecnologia como eu, saibam que terão que aguardar até o final do mês de setembro que é a data prevista para chegada do iPhone 4 no Brasil. Ainda não há previsão de valores para o mercado nacional, mas, com certeza não chegará por menos de R$2.000,00.
LOUNGE NK7
É com muito orgulho que anunciamos essa semana em nosso Lounge a inauguração da Loja Conceito da Adcos no último dia 08 de junho, empreendimento esse, dirigido e comandado com maestria pelo casal Allan e Êrika Rosas, também proprietários da Farmácia de Manipulação Rosas Farma.
A Adcos é uma empresa brasileira focada no desenvolvimento de cosméticos de tratamentos na área de estética, dermatologia e fisioterapia. Allan e Êrika Rosas já eram os pioneiros e os distribuidores exclusivos da Adcos no Acre, mas agora com um diferencial: a loja conceito especialmente construída para a venda dos produtos Adcos com toda a infra-estrutura, tecnologia, capricho e bom gosto para melhor lhe receber, atender e cuidar da sua beleza.
Visitem a loja e acessem também o site da Adcos Acre construída pela NK7.
Um ótimo domingo e um excelente início de semana à todos vocês!!!
mathias@mn11.com.br
HTTP://www.twitter.com/grupomn11
http://www.mn11.com.br
http://www.twitter.com/mathiasnaganuma
Twitter Pessoal: @MathiasNaganuma